terça-feira, 24 de janeiro de 2012

SABÃO (COMO FAZER DE VÁRIOS TIPOS)


SABÃO CASEIRO
Material necessário
- 2 litros de óleo ou gordura
- 1/2 litro de soda cáustica líquida
- 1 1/2 litro de água
- 250ml de álcool
Passo-a-Passo
Use luvas de borracha para manusear os produtos do sabão. Coloque todos os ingredientes num balde e mexa com uma colher de pau ou um cabo de vassoura, por mais ou menos 45 minutos, até obter uma massa cor de creme e consistente (não vai ao fogo). Durante o processo, vai soltar um líquido. Quando isso acontecer, mexa mais devagar para não espirrar. Quando der o ponto jogue o líquido fora. Coloque o sabão em uma forma, risque o tamanho que desejar e deixe secar durante 8 dias. Use somente apos esse período. Guarde em lugar seco, longe de alimentos e do alcance de crianças. Obs.: quanto mais tempo demorar em usar mais claro o sabão vai ficando.

SABÃO LÍQUIDO
Material necessário
-1 litro de base para detergente
- 2 litros de água
- 150g. de Barrilha (Carbonato de Sódio) - aumenta o poder de alvejante
- 50ml de essência
- Corante a base de água
- 120g de sal de cozinha
Passo-a-passo
Dissolva a barrilha na água. Misture a base detergente. Coloque o sal até obter viscosidade. Acrescente a essência e o corante. Deixe descansar por 7 dias.
Obs.: Para fazer produtos de limpeza e muito importante a pessoa ter em casa um medidor, para não errar o ponto do produto.
Rendimento: 3 litros

SABÃO LÍQUIDO CASEIRO
Dissolva 1 kg de sabão de coco, cortado em fatias, em 1 litro de álcool 90° GL, junte 1 kg de óleo de coco, 500 g de potassa cáustica, 1 litro de glicerina e mais 2 litros de álcool 90 ° GL. Caso deseje um xampu, para lavar o cabelo, basta que se junte 100 ml de extrato de Quina.

SABÃO LÍQUIDO DE GORDURA DE COCO
Ingredientes - (sabão LÍQUIDO de gordura de coco - ideal para roupas delicadas em maquina de lavar roupas ou lavar louças na pia)
• 1.000 gr de gordura de coco
• 470 gr de lixivia potássica a 50° bé
• 2.500 de água filtrada (morna)
• 40 gr de perfume de essência
• 80 ml de álcool comum de farmácia
• 20 gotas de sumo de limão
Preparação da lixivia:
• Em um recipiente graduado, coloca-se exatamente 760 gr de potassa cáustica (compra-se em casas de produtos químicos), completa-se um litro com água filtrada, mistura-se com muito cuidado e deixa-se descansar (esta mistura provoca calor, "exotermia").
• Separa-se desta solução os 470 gr que deverão ser misturados a gordura.
Modo de preparo:
Coloca-se a gordura previamente aquecida (calor suficiente para suportar ao tato 50° c aproximadamente), numa vasilha plástica, mistura-se inicialmente o álcool mexendo bastante (nunca faca isso perto do fogo aceso), muito lentamente, acrescenta-se a lixivia já separada, batendo sem parar, quando formar um mingau bem espesso coloca-se muito devagar a água morna e o perfume (sua preferência) continuando a bater por mais alguns minutos, ao notar que a mistura e estável (não separa) pare e deixe descansar, coloque as 20 gotas de limão (só 20 gotas) depois envase em frascos e use quando quiser.
É também, um ótimo produto para lavagem de louças na pia e é muito delicado para as mãos (não resseca).
Pode ser usado com ou sem perfume.
Se quiser um perfume natural e muito agradável, bastante comum na cozinha, descasca-se dois limões grandes um ou dois dias antes de fazer o sabão e deixa-se de molho nos 80 mililitros de álcool que serão usados na formula.
Se preferir, faça o mesmo com 12 cravos da Índia, ou até mesmo casca de limão e cravos da Índia juntos.

SABÃO DE COCO A FRIO
Ingredientes - (sabão de coco a frio):
• 01 kg de gordura de coco
• 1/2 kg de soda cáustica - (em solução de 38° bé)
• 02 lts de sal de cozinha - (em solução de 23° bé)
Modo de preparo - (soda):
Com uma balança confiável pesa-se com a maior precisão possível 450gr de soda cáustica comercial de ótima qualidade (muitas marcas deste produto são ineficientes), coloca-se em recipiente graduado até um litro (desses de medir farinha, arroz, óleo, água etc), lentamente sobre as escamas da soda deve-se ir colocando água em jato fino (através do bico de um bule de café por exemplo), exatamente em um litro parar de colocar água.
• Se for medido pelo areometro, o valor que se encontra será muito próximo de 38°bé.
Para o sal:
• Da mesma forma que se procedeu para a soda, pesa-se 210 gr de sal de cozinha de boa qualidade (refinado é mais fácil, mas sal grosso é o mais comum), colocar no recipiente graduado (medidor plástico de cozinha), completar com água até um litro de solução, bata com uma colher até não ser notado mais nenhum sinal de sal sólido na solução, separar e preparar outra dose para completar os dois litros da receita.
Obedecer rigorosamente às medidas, ou o produto não sairá perfeito!!!
Faça o sabão agora, é uma verdadeira brincadeira, em uma bacia plástica derrama-se o óleo de coco levemente aquecido (mais ou menos 50°C no máximo, temperatura agradável ao tato), pega-se o recipiente com soda e, muito lentamente vai se misturando ao óleo batendo sempre sem parar e com muito cuidado para não espirrar.
Enquanto ainda estiver mexendo, logo apos terminar de colocar a soda, coloca-se bem devagar a solução salina sem parar de bater, quando se notar que a massa está consistente como um "pudim" e já oferece resistência a colher que mexe a mistura, esta na hora de envasar nas formas (de plástico ou madeira, evitar vidro e nunca usar alumínio) e deixe curar até o fim, o ideal será acomodar as formas em lugar que mantenha o calor como uma "estufa", num forno desligado por exemplo e esta pronto o sabão, basta esperar algumas horas ou mesmo de um dia para outro e com certeza não se comprara mais os produtos que anunciam no mercado, pois que este fica muito melhor.

SABÃO DE COCO CASEIRO
Material necessário
- 2 litros de banha ou óleo
- 2 litros de água quente (não precisa ferver)
- 2 colheres de trigo (bem cheia)
- 500ml de soda líquida
- 400ml essência de coco
Passo-a-passo
Num balde de plástico, coloque o óleo, a água e o trigo já misturado em um pouco de água para não empelotar. Coloque a soda por último. Bata bem, por 20 minutos. Coloque numa bacia plástica e deixe descansar por 24 horas. Depois de 24 horas corte os pedaços do tamanho que quiser.
Obs.: o sabão tem que ficar bem branco.

SABÃO EM PASTA
Ingredientes:
• 01 pedra do sabão do coco
• 01 pedra do sabão comum
• 01 litro de água
• 04 colheres de sopas de vinagre
• 04 colheres de sopas de açúcar
• 04 colheres de sopa de detergente
Modo de preparo:
• Rale "grosso" o sabão de coco e o sabão comum. A parte aqueça bem (sem ferver) a água, desligue o fogo, jogue os sabões dentro, tampe e deixe de molho pelo menos 04 horas.
• Leve ao fogo baixo, mexendo (sem ferver) até derreter por completo.
• Desligue o fogo e acrescente o vinagre, o açúcar e o detergente.
Misture bem e coloque em potes de margarina.
Nota: este sabão enquanto quente é LÍQUIDO, conforme esfria vai ficando cremoso.

SABÃO EM PEDRA
Ingredientes:
• 02 litros de água
• 02 litros de óleo reciclado
• 04 litros de sebo
• 04 litros de álcool
• 01 kg de soda cáustica
• 04 colheres de sopa de glicerina líquida
Modo de Fazer:
Diluir o sebo (antes de usar).
Misture água, sebo e o óleo, junte a soda cáustica e mexa até dissolver bem.
Acrescente o álcool e as 4 colheres de sopa de glicerina e mexa sem parar até dar uma cor avermelhada e espumar.
Mexa mais um pouco para a cor de vermelho mudar para a cor de mel.
Coloque em uma forma e deixe endurecer, corte no tamanho que quiser.
Rendimento: 50 pedaços mais ou menos (tamanho padrão)


SABÃO EM PÓ DE FABRICAÇÃO DOMÉSTICA
Ingredientes:
500 gr de gordura vegetal hidrogenada
300 gr de amido de milho
75 gr de soda cáustica em escamas
60 ml de água
100 gr de silicato de sódio
150 gr de carbonato de sódio
Modo de Fazer:
Misture água na soda, bata bem, acrescente o silicato na solução obtida e mexa até ficar homogêneo, separe.
Aqueça a gordura e misture o amido, bata bem ou coloque no liquidificador, deposite em uma vasilha plástica de boa resistência ao calor, misture a solução de soda à gordura nesta vasilha, bata bem. Em seguida jogue o pó de carbonato e não pare de bater.
Para reagir um pouco mais rápido é possível colocar por três minutos no microondas regulado no máximo, retire e continue batendo por mais ou menos 1 hora, quando começar engrossar deixe descansar por 20 min.
Em seguida dê uma revirada energética na massa e deixe descansar novamente, no dia seguinte estará pronto para quebrar e formar um pó.
Este produto pode ser fabricado com sebo animal ou óleo de soja de cozinha, apenas se deve Ter mais paciência para bater pois a reação é bem mais lenta.


SABÃO RECICLADO P/ LAVAGEM DE ROUPAS E LIMPEZA
Material Necessário
Água
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de vinagre
Sobras de sabão ou sabonete
Preparo:
Junte as sobras do sabão em um pote e encha de água até cobrir. Estando tudo muito bem dissolvido, acrescente o sal e o vinagre, continuando mexer atingir um ponto grosso. Retire da panela e despeje em uma superfície reta , corte em retângulos e utilize.

Nenhum comentário:

Postar um comentário