sábado, 3 de abril de 2010

AGP

Acelerated Graphics Port. Barramento de dados extremamente rápido usado pela placa de vídeo. Aparece como um slot marrom na placa mãe. Existem várias versões do AGP, chamadas AGP 1X, 2X, 4X e AGP Pro, o padrão mais novo. Os três primeiros, diferenciam-se pela velocidade: O AGP 1X permite transmissão de dados a 266 MB/s, o AGP 2X trabalha a 533 MB/s, enquanto o AGP 4X atinge 1066 MB/s. O AGP Pro por sua vez, diferencia-se dos demais por possuir uma capacidade maior de fornecimento elétrico. Enquanto os slots AGP tradicionais fornecem até 20 Watts de eletricidade, os slots AGP Pro fornecem 50 Watts (AGP Pro 50) ou 110 Watts (AGP Pro 110). Os slots AGP Pro são maiores que os tradicionais. Uma placa AGP comum pode ser usada sem problemas num slot AGP Pro, mas não o contrário.

A AGP 8x, esta é a versão mais recente do barramento AGP, que apesar de manter a frequência de operação de 66 MHz passou a ser capaz de realizar 8 transferências por ciclo, atingindo incríveis 2133 MB/s. Apesar desta velocidade não ser comparável com a da memória de vídeo das placas mais atuais, que não vão demorar muito para romper a barreira dos 10 GB/s, esta nova versão o AGP significa um grande ganho de desempenho para as placas de vídeo onboard, que utilizam memória RAM compartilhada como memória de vídeo. Um dos primeiros chipsets a utilizar o AGP 8X foi o nVidia nForce, onde ele é usado para alimentar o chipset de vídeo GeForce MX integrado. Um adendo é que para o AGP 8X fazer sentido é necessário que a placa mãe utilize memórias DDR ou Rambus, pois memórias PC-133 não são capazes de atender todo o potencial nem mesmo do AGP 4X. No caso do nForce a solução para alimentar o chipset de vídeo foi o TwinBank, que permite combinar dois pentes de memória DDR PC-2100, atingindo um barramento de dados (teórico) de 4.2 GB/s.

AGP 3.0 - Esta é uma nomenclatura alternativa para o AGP 8X. Neste caso, o AGP 1.x engloba as versões 1x e 2x, onde apesar da diferença na taxa de transferência de dados temos os mesmos requisitos elétricos (tensão, capacidade de alimentação, etc.). O 2.x refere-se ao AGP 4x, onde além de um novo aumento na taxa de transferência tivemos o estabelecimento de um padrão elétrico mais rígido, que estabelece que a placa mãe deve ser capaz de fornecer estavelmente uma quantidade maior de eletricidade para a placa de vídeo e a uma tensão mais baixa, apenas 1.5v, contra os 3.3v do padrão anterior.

As placas mãe para Pentium 4 baseadas no chipset i845, i845D ou futuros lançamentos da Intel baseados nestes dois projetos possuem um grave problema de compatibilidade com placas de vídeo AGP que utilizam tensão de 3.3V (as placas atuais utilizam 1.5V) o problema é tão grave que o simples fato de ligar o micro com uma destas placas pode queimar o controlador AGP, inutilizando a placa. Em teoria, apenas placas AGP antigas, 1X ou 2X podem utilizar 3.3V ou 1.5V, enquanto todas as de 4X obrigatoriamente utilizariam 1.5V. Mas, placas com chipsets Riva TNT2 (Pro e Ultra), GeForce256 DDR, GeForce2 Pro e GeForce2 Ultra podem utilizar 3.3V mesmo sendo vendidas como placas AGP 4X.

Nenhum comentário:

Postar um comentário