sexta-feira, 9 de abril de 2010

O INDIO NO BRASIL

Historiadores afirmam que antes da chegada dos europeus à América havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Só em território brasileiro, esse número chegava 5 milhões de nativos, aproximadamente. Estes índios brasileiros estavam divididos em tribos, de acordo com o tronco lingüístico ao qual pertenciam: tupi-guaranis (região do litoral), macro-jê ou tapuias (região do Planalto Central), aruaques (Amazônia) e caraíbas (Amazônia).

Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas pelo governo. São cerca de 200 etnias indígenas e 170 línguas. Porém, muitas delas não vivem mais como antes da chegada dos portugueses. O contato com o homem branco fez com que muitas tribos perdessem sua identidade cultural.

A sociedade indígena na época da chegada dos portugueses.

O primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes e pertenciam a mundos completamente distintos. Sabemos muito sobre os índios que viviam naquela época, graças a Carta de Pero Vaz de Caminha (escrivão da expedição de Pedro Alvares Cabral ) e também aos documentos deixados pelos padres jesuítas.

Os indígenas que habitavam o Brasil em 1500 viviam da caça, da pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, bata-doce e principalmente mandioca. Esta agricultura era praticada de forma bem rudimentar, pois utilizavam a técnica da coivara (derrubada de mata e queimada para limpar o solo para o plantio).

Os índios domesticavam animais de pequeno porte como, por exemplo, porco do mato e capivara. Não conheciam o cavalo, o boi e a galinha. Na Carta de Caminha é relatado que os índios se espantaram ao entrar em contato pela primeira vez com uma galinha.

As tribos indígenas possuíam uma relação baseada em regras sociais, políticas e religiosas. O contato entre as tribos acontecia em momentos de guerras, casamentos, cerimônias de enterro e também no momento de estabelecer alianças contra um inimigo comum.

Os índios faziam objetos utilizando as matérias-primas da natureza. Vale lembrar que índio respeita muito o meio ambiente, retirando dele somente o necessário para a sua sobrevivência. Desta madeira, construíam canoas, arcos e flechas e suas habitações (oca). A palha era utilizada para fazer cestos, esteiras, redes e outros objetos. A cerâmica também era muito utilizada para fazer potes, panelas e utensílios domésticos em geral. Penas e peles de animais serviam para fazer roupas ou enfeites para as cerimônias das tribos. O urucum era muito usado para fazer pinturas no corpo.

A organização social dos índios

Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco. Todos têm os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. A terra, por exemplo, pertence a todos e quando um índio caça, costuma dividir com os habitantes de sua tribo. Apenas os instrumentos de trabalho (machado, arcos, flechas, arpões) são de propriedade individual. O trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheita e plantio. Já os homens da tribo ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e derrubada das árvores.

Duas figuras importantes na organização das tribos são o pajé e o cacique. O pajé é o sacerdote da tribo, pois conhece todos os rituais e recebe as mensagens dos deuses. Ele também é o curandeiro, pois conhece todos os chás e ervas para curar doenças. Ele que faz o ritual da pajelança, onde evoca os deuses da floresta e dos ancestrais para ajudar na cura. O cacique, também importante na vida tribal, faz o papel de chefe, pois organiza e orienta os índios.

A educação indígena é bem interessante. Os pequenos índios, conhecidos como curumins, aprender desde pequenos e de forma prática. Costumam observar o que os adultos fazem e vão treinando desde cedo. Quando o pai vai caçar, costuma levar o indiozinho junto para que este aprender. Portanto a educação indígena é bem pratica e vinculada a realidade da vida da tribo indígena. Quando atinge os 13 os 14 anos, o jovem passa por um teste e uma cerimônia para ingressar na vida adulta.

Os contatos entre indígenas e portugueses

Como dissemos, os primeiros contatos foram de estranheza e de certa admiração e respeito. Caminha relata a troca de sinais, presentes e informações. Quando os portugueses começam a explorar o pau-brasil das matas, começam a escravizar muitos indígenas ou a utilizar o escambo. Davam espelhos, apitos, colares e chocalhos para os indígenas em troca de seu trabalho.

O canto que se segue foi muito prejudicial aos povos indígenas. Interessados nas terras, os portugueses usaram a violência contra os índios. Para tomar as terras, chegavam a matar os nativos ou até mesmo transmitir doenças a eles para dizimar tribos e tomar as terras. Esse comportamento violento seguiu-se por séculos, resultando no pequenos número de índios que temos hoje.

A visão que o europeu tinha a respeito dos índios era eurocêntrica. Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considera pelo europeu como sendo inferior e grosseira. Dentro desta visão, acreditavam que sua função era convertê-los ao cristianismo e fazer os índios seguirem a cultura européia. Foi assim, que aos poucos, os índios foram perdendo sua cultura e também sua identidade.

Religião Indígena

Cada nação indígena possuía crenças e rituais religiosos diferenciados. Porém, todas as tribos acreditavam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados. Para estes deuses e espíritos, faziam rituais, cerimônias e festas. O pajé era o responsável por transmitir estes conhecimentos aos habitantes da tribo. Algumas tribos chegavam a enterrar o corpo dos índios em grandes vasos de cerâmica, onde além do cadáver ficavam os objetos pessoais. Isto mostra que estas tribos acreditavam numa vida após a morte.

Principais etnias indígenas brasileiras na atualidade e população estimada

Ticuna (35.000), Guarani (30.000), Caiagangue (25.000), Macuxi (20.000), Terena (16.000), Guajajara (14.000), Xavante (12.000), Ianomâmi (12.000), Pataxó (9.700), Potiguara (7.700).

quinta-feira, 8 de abril de 2010

BANHO DE VAPOR E INALAÇÃO

Os banhos de vapor são excelentes para depurar o sangue e para descongestionaras vias respiratórias. Combate dores de cabeça, catarro nos brônquios e sinusite. Nestes casos, a aplicação de vapor deve ser direcionada para a cabeça e o tórax do paciente, com duração de 20 minutos, intercalados a cada 5 minutos, com fricção de toalha molhada em água fria. Para preparar a inalação, use um caldeirão, uma lata que possa irão fogo ou uma panela de boca larga, cheia de água e ervas medicinais. Use fogo alto, deixe ferver por alguns minutos e depois leve imediatamente ao paciente, que deverá inalar o vapor que sobe da fervura, abrigado por um cobertor. Ao final da inalação, faça fricção com toalha molhada em água fria para fechar os poros. Pessoas com baixa pressão arterial e que sofrem do coração não devem tomar banhos de vapor.

PEDILÚVIO ALTERNADO

Conhecido como ESCALDA-PÉS
Encher um balde com água quente e outro com água fria. Imergir os pés na água quente (tanto quanto possa aguentar) e deixálos durante 4 minutos; depois, tirar da água quente e colocar na água fria durante 1 minuto. Repetir o exercício 3 vezes, terminando na água fria. Renovar sempre a água quente, para manter a temperatura. Secar os pés e calçar meias secas. O pedilúvio é especialmente indicado nas enfermidades do sistema circulatório e do sistema nervoso.

SAL O PERIGO BRANCO

O consumo de sal no Brasil é considerado abusivo e perigoso. O consumo per capito chega a doze gramas diários, um absurdo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o consumo individual não deve exceder dois gramas diários.
Entre as consequências do consumo excessivo de sal, estão a retenção de líquido, aumento do volume de sangue nas artérias e elevação da pressão arterial. A alimentação moderna torna-se mais letal por agir em ambiente de ignorância coletiva. Poucas pessoas têm noção dos riscos ligados à dieta atual, e cometem suicídio lento, garfada após garfada.

sábado, 3 de abril de 2010

FOTOS BAR

DICAS DO BARMAN

Trabalho muito tempo nesta área e  aqui vai um serviço simples de bar, para quem não quer gastar muito, basta comprar uns materiais para deixar sua festinha com um requinte especial:
- Abacaxi
- Caju
- Maracuja
- Morango
- Limão
- Laranja Lima da Persia
- Kiwi
- Vodka
- Malibu
- Canudos de Neon para dar cor ao local.
- Algumas taças de vidro no modelo do seu gosto
Todos estes materiais são usados para fazer Caipirinhas, para enfeitar a boca dos copos use açucar granulado coloridos (a cor fica a sua escolha), se quiser saber mais sobre este assunto e outros tipos de serviços e drinks, entre em contato, meu tel é 021 87500742! Postem suas mensagens que eu responderei todos, se quiserem mais algumas dicas e só perguntar.

ALGORITMOS

Ou Algorithm em Inglês. Um conjunto de cálculos matemáticos, usado para encriptar dados, compactar arquivos, entre várias outras aplicações. Um arquivo compactado ou encriptado pode ser usado apenas por quem tiver o algoritmo de desencriptação ou descompactação, que permitirá reverter o processo.

AGP

Acelerated Graphics Port. Barramento de dados extremamente rápido usado pela placa de vídeo. Aparece como um slot marrom na placa mãe. Existem várias versões do AGP, chamadas AGP 1X, 2X, 4X e AGP Pro, o padrão mais novo. Os três primeiros, diferenciam-se pela velocidade: O AGP 1X permite transmissão de dados a 266 MB/s, o AGP 2X trabalha a 533 MB/s, enquanto o AGP 4X atinge 1066 MB/s. O AGP Pro por sua vez, diferencia-se dos demais por possuir uma capacidade maior de fornecimento elétrico. Enquanto os slots AGP tradicionais fornecem até 20 Watts de eletricidade, os slots AGP Pro fornecem 50 Watts (AGP Pro 50) ou 110 Watts (AGP Pro 110). Os slots AGP Pro são maiores que os tradicionais. Uma placa AGP comum pode ser usada sem problemas num slot AGP Pro, mas não o contrário.

A AGP 8x, esta é a versão mais recente do barramento AGP, que apesar de manter a frequência de operação de 66 MHz passou a ser capaz de realizar 8 transferências por ciclo, atingindo incríveis 2133 MB/s. Apesar desta velocidade não ser comparável com a da memória de vídeo das placas mais atuais, que não vão demorar muito para romper a barreira dos 10 GB/s, esta nova versão o AGP significa um grande ganho de desempenho para as placas de vídeo onboard, que utilizam memória RAM compartilhada como memória de vídeo. Um dos primeiros chipsets a utilizar o AGP 8X foi o nVidia nForce, onde ele é usado para alimentar o chipset de vídeo GeForce MX integrado. Um adendo é que para o AGP 8X fazer sentido é necessário que a placa mãe utilize memórias DDR ou Rambus, pois memórias PC-133 não são capazes de atender todo o potencial nem mesmo do AGP 4X. No caso do nForce a solução para alimentar o chipset de vídeo foi o TwinBank, que permite combinar dois pentes de memória DDR PC-2100, atingindo um barramento de dados (teórico) de 4.2 GB/s.

AGP 3.0 - Esta é uma nomenclatura alternativa para o AGP 8X. Neste caso, o AGP 1.x engloba as versões 1x e 2x, onde apesar da diferença na taxa de transferência de dados temos os mesmos requisitos elétricos (tensão, capacidade de alimentação, etc.). O 2.x refere-se ao AGP 4x, onde além de um novo aumento na taxa de transferência tivemos o estabelecimento de um padrão elétrico mais rígido, que estabelece que a placa mãe deve ser capaz de fornecer estavelmente uma quantidade maior de eletricidade para a placa de vídeo e a uma tensão mais baixa, apenas 1.5v, contra os 3.3v do padrão anterior.

As placas mãe para Pentium 4 baseadas no chipset i845, i845D ou futuros lançamentos da Intel baseados nestes dois projetos possuem um grave problema de compatibilidade com placas de vídeo AGP que utilizam tensão de 3.3V (as placas atuais utilizam 1.5V) o problema é tão grave que o simples fato de ligar o micro com uma destas placas pode queimar o controlador AGP, inutilizando a placa. Em teoria, apenas placas AGP antigas, 1X ou 2X podem utilizar 3.3V ou 1.5V, enquanto todas as de 4X obrigatoriamente utilizariam 1.5V. Mas, placas com chipsets Riva TNT2 (Pro e Ultra), GeForce256 DDR, GeForce2 Pro e GeForce2 Ultra podem utilizar 3.3V mesmo sendo vendidas como placas AGP 4X.

ADWARE

São programas, geralmente gratuítos, que mostram anúncios, na forma de banners incorporados à interface do programa, ou mesmo janelas pop-up. As propagandas são uma forma alternativa dos desenvolvedores ganharem dinheiro com o programa. Existem claro os contrários à idéia, que argumentam que, como acessam a rede para baixar os banners a serem exibidos, estes programas podem ser usados para investigar os hábitos de navegação do usuário. Muitas vezes existe a opção de comprar uma versão do programa que não mostra os anúncios.